sábado, 17 de novembro de 2007

TULIPAMANIA

De holandesas, as belas flores não tem nada

Contrariando o que muitas pessoas pensam, a tulipa não é originária da Holanda, mas oriunda das montanhas seculares da Pérsia, como indica seu formato semelhante a um turbante.


Provavelmente, o nome é derivado da palavra persa tulbänd, através do turco tulbend. Em latim esta palavra foi batizada de Tulipa, que até hoje é o nome oficial da flor.

As tulipas começaram a ser cultivadas no ano 1000, entretanto, os primeiros espécimes não chegaram na Europa pelo menos até final do século XVI.

Foi o botânico australiano Carolus Clusius quem trouxe as primeiras tulipas para a Holanda, em 1593.

Os bulbos das tulipas eram tão caros que somente os ricos tinham condições de adquirir quantos exemplares de espécies quizessem.

Para o leitor ter uma idéia, no século 17 os comerciantes de tulipas ganharam dinheiro suficiente para comprar um castelo pequeno.



Mas, a onda da tulipamania encontrou seu fim em 1637 pois os comerciantes estavam vendendo muito mais do que produziam.

Apesar de tudo, desde o século 17 tem sido impossível imaginar as baixas terras da Holanda sem tulipas e outras plantas de bulbos.

Hoje em dia, o País é o maior produtor de tulipas. São cultivados bulbos em uma área de 20 mil hectares, dos quais metade só para tulipas.



Nenhum comentário: