sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Dicas para cultivar a tulipa

As tulipas tem cerca de cem espécies, são originarias da Ásia Central, porém a grande maioria das pessoas pensa que as tulipas são originárias da Holanda, entretanto estas começaram a ser cultivadas neste país a partir de 1560, ou seja, seu o cultivo das tulipas na Holanda é tão antigo quanto quanto o descobrimento do Brasil. Talvez, esteja ai a origem da crença de que as tulipas se originaram na Holanda. Neste artigo será apresentado alguma dicas sobre o cultivo de tulipas.
Na hora de adquirir um vaso de tulipas, prefira aquele com as flores ainda em botão. Dessa forma, você terá as belas tulipas por mais tempo. Mantenha o vaso em local fresco, com boa luminosidade, mas longe de ventos e do sol forte. Outra dica interessante é colocar 1 ou 2 pedras de gelo, pela manhã e à tarde, sobre o substrato (mistura de terra) do vaso da tulipa, todos os dias. Assim podemos diminuir o excesso de calor, o qual é o grande vilão do cultivo de tulipas.
No clima brasileiro é difícil conseguir que a tulipa floresça mais de uma vez, mas com algumas técnicas, dá para tentar fazê-la dar flores pelo menos mais uma vez. O processo é demorado e um tanto complicado, mas para quem gosta de jardinagem, pode ser um desafio compensador:
  1. Quando as flores da primeira floração murcharem, corte-as, inclusive as folhas da Tulipa. Retire os bulbos da tulipa da terra, limpe-os levemente com uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.
  2. Passado esse período, plante os bulbos da tulipa em uma vaso plástico com terra vegetal umedecida, sem estar encharcada. Embrulhe o vasinho num plástico e coloque-o no congelador da geladeira durante uns 6 meses (temperatura ideal entre 2 e 5 graus C).
  3. Passado esse tempo, é hora de tirar o vaso da geladeira e levá-lo para um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, lembrando de manter a terra sempre úmida.
  4. Depois disso, deixe o no congelador, novamente embrulhado em plástico, onde ele vai ficar por mais 6 meses.
  5. Agora é hora de levar o vaso para um local iluminado. Se tudo der certo, a tulipa estará florida no período de trinta a cinqüenta dias.
Todo esse processo tem como objetivo simular as condições climáticas existentes no habitat natural das tulipas e que estimulam os bulbos a rebrotarem. E acredite, se você seguir este procedimento terá novamente uma bela tulipa em sua casa. Palavra de quem experimentou!

Dicas para cultivar a tulipa


Um comentário:

Unknown disse...

Quando a flor da tulipa murcha, tenho que corta-la para reservar o bulbo conforme dito na materia.
Pergunta, a haste da flor tb deve ser cortada ate chegar o bulbo, ou corta-se apenas a flor ?