quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cultivo de Orégano

O cultivo de Orégano é fácil sendo necessário um solo fértil, bem drenado, adubando com matéria orgânica. Seu cultivo pode ser em pleno sol, porém são necessários intervalos regulares de irrigação. Uma boa  quantidade de sol em sua folhagens promovem um aroma intenso, coisa que não é conseguida em condições de meia-sobra. É importante replanta-lo a cada 2 ou 3 anos, dessa forma se garante a manutenção de uma boa produção, bem como, folhas grandes de vigorosas. 

O orégano pode ser cultivado via sementes e divisão de touceiras. Essa planta aromática não pode faltar em usa horta, sendo muito utilizada na culinária mediterrânea. Também tem uso medicinal sendo indicado nos casos de Bronquite, tosse, asma, caspa, gases, afecções do aparelho digestivo e respiratório.



Poda de Roseiras

Introdução

O poda ou rebaixamento das roseira é de vital importância para garantir um bom manejo da plantação ou jardim. Na Figura 1 são mostrados detalhes da poda tipo rebaixamento da roseira.
Figura 1 - Detalhes da poda ou rebaixamento
As podas podem ter os seguintes objetivos: formação, programação da florada, poda anual ou rebaixamento e limpeza. A poda das roseiras afetam seu crescimento, a qualidade e a quantidade de botões de rosa e a floração (entre 6 a 8 semanas).

Poda para floração 

Na Figura 2 é apresentada a forma corrente de podar as roseiras para prepara-las para floração:
Figura 2 - Poda da Roseira para Floração

Cultivo de Roseira e Enxertia

Introdução 

O cultivo de roseira pode ter por objetivo a obtenção de plantas ornamentais, a industria da perfumaria, através de águas de rosas e óleos essenciais  ou alimentos. Todos esses mercados são crescentes e apontam que a produção de rosas é um grande negócio.
A rosa é a flora mais popular do mundo e existe a cerca de 40 milhões de anos. A roseira é uma planta de fácil hibridização, constituindo uma vasta coleção de espécies (cerca de 100) e híbridos (na ordem dos milhares).  A rosa é originaria da Ásia e Europa. Ela apresenta-se com um versátil planta para ser utilizada em jardins, já que pode ser encontrada na forma de trepadeiras ou arbustos, com raízes profundas entre 1 a 3 metros, o que permite uma boa resiste a falta de chuva. As flores da roseira podem ser encontradas de forma solitária ou formando caxos.

Principais cultivares

As principais cultivares são as vermelhas: corola; caballero e vega; rosas: clara e flamingo; amarela, brancas e coral 
Rosa vermelha

Rosa Amarela 


Cultivo de Rosas e Enxertia

O cultivo de rosas pode ser via sementes, reprodução sexuada, ou estaquia. A reprodução via semente pode ser utilizada para melhoramento genético das plantas, obtenção de novas variedades e cruzamento entre variedades. Por sua vez, a técnica do cultivo de rosas via estaquia pode ser utilizada para a produção comercial, além disso pode-se combinar a estaquia + enxertia e facilitar a propagação e manejo. 

As espécies mais utilizadas como porta enxerto para obtenção de roseiras são: a rosa canina, rosa chinesinha e a rosa multiflora.



Enxertia de rosa por borbulhia

Uma foma fácil de obter uma rosa enxertada será a traves da técnica de estaquia + enxertia borbulhia, veja na figura abaixo com proceder:


Essa técnica de enxertia de rosas garante uma fácil reprodução de mudas aliada a baixo custo de sua implementação, bem como, um menor tempo para o início da produção de flores e boa longevidade da roseira.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tipos de enxertia

O enxerto ou enxertia é um técnica para a produção vegetal através da união de dois tecidos: o enxerto ou garfo e o porta enxerto ou cavalo. 

Tipos de enxertia:

  •  Borbulhia: T Normal, T Invertido,  Placa ou escudo,  Anel  e Gema com lenho
  • Garfagem: Fenda cheia, Fenda simples e Fenda dupla;
  • Encostia Lateral simples Lingueta ou lateral inglesa Topo.
Enxertia por Borbulhia.
Enxertia por Garfagem.


Enxertia por encostia.