sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Ilustrações históricas de tulipas


O quadro representa a túlipa em catorze imagens a cores, sobre fundo negro, e servia para documentar visualmente as aulas de Botânica.

Segundo marca presente no quadro, foi produzida na Casa Frommann & Morian, localizada em Darmstadt, Alemanha, firma constituída nos finais do século XIX.

A colecção foi apelidada de "Jung, Koch, Quentell" por serem estes os autores das ilustrações, identificados pelas suas iniciais impressas no canto inferior esquerdo do quadro.

Dicas para cultivar a tulipa

As tulipas tem cerca de cem espécies, são originarias da Ásia Central, porém a grande maioria das pessoas pensa que as tulipas são originárias da Holanda, entretanto estas começaram a ser cultivadas neste país a partir de 1560, ou seja, seu o cultivo das tulipas na Holanda é tão antigo quanto quanto o descobrimento do Brasil. Talvez, esteja ai a origem da crença de que as tulipas se originaram na Holanda. Neste artigo será apresentado alguma dicas sobre o cultivo de tulipas.
Na hora de adquirir um vaso de tulipas, prefira aquele com as flores ainda em botão. Dessa forma, você terá as belas tulipas por mais tempo. Mantenha o vaso em local fresco, com boa luminosidade, mas longe de ventos e do sol forte. Outra dica interessante é colocar 1 ou 2 pedras de gelo, pela manhã e à tarde, sobre o substrato (mistura de terra) do vaso da tulipa, todos os dias. Assim podemos diminuir o excesso de calor, o qual é o grande vilão do cultivo de tulipas.
No clima brasileiro é difícil conseguir que a tulipa floresça mais de uma vez, mas com algumas técnicas, dá para tentar fazê-la dar flores pelo menos mais uma vez. O processo é demorado e um tanto complicado, mas para quem gosta de jardinagem, pode ser um desafio compensador:
  1. Quando as flores da primeira floração murcharem, corte-as, inclusive as folhas da Tulipa. Retire os bulbos da tulipa da terra, limpe-os levemente com uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.
  2. Passado esse período, plante os bulbos da tulipa em uma vaso plástico com terra vegetal umedecida, sem estar encharcada. Embrulhe o vasinho num plástico e coloque-o no congelador da geladeira durante uns 6 meses (temperatura ideal entre 2 e 5 graus C).
  3. Passado esse tempo, é hora de tirar o vaso da geladeira e levá-lo para um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, lembrando de manter a terra sempre úmida.
  4. Depois disso, deixe o no congelador, novamente embrulhado em plástico, onde ele vai ficar por mais 6 meses.
  5. Agora é hora de levar o vaso para um local iluminado. Se tudo der certo, a tulipa estará florida no período de trinta a cinqüenta dias.
Todo esse processo tem como objetivo simular as condições climáticas existentes no habitat natural das tulipas e que estimulam os bulbos a rebrotarem. E acredite, se você seguir este procedimento terá novamente uma bela tulipa em sua casa. Palavra de quem experimentou!

Dicas para cultivar a tulipa


sábado, 17 de novembro de 2007

TULIPAMANIA

De holandesas, as belas flores não tem nada

Contrariando o que muitas pessoas pensam, a tulipa não é originária da Holanda, mas oriunda das montanhas seculares da Pérsia, como indica seu formato semelhante a um turbante.


Provavelmente, o nome é derivado da palavra persa tulbänd, através do turco tulbend. Em latim esta palavra foi batizada de Tulipa, que até hoje é o nome oficial da flor.

As tulipas começaram a ser cultivadas no ano 1000, entretanto, os primeiros espécimes não chegaram na Europa pelo menos até final do século XVI.

Foi o botânico australiano Carolus Clusius quem trouxe as primeiras tulipas para a Holanda, em 1593.

Os bulbos das tulipas eram tão caros que somente os ricos tinham condições de adquirir quantos exemplares de espécies quizessem.

Para o leitor ter uma idéia, no século 17 os comerciantes de tulipas ganharam dinheiro suficiente para comprar um castelo pequeno.



Mas, a onda da tulipamania encontrou seu fim em 1637 pois os comerciantes estavam vendendo muito mais do que produziam.

Apesar de tudo, desde o século 17 tem sido impossível imaginar as baixas terras da Holanda sem tulipas e outras plantas de bulbos.

Hoje em dia, o País é o maior produtor de tulipas. São cultivados bulbos em uma área de 20 mil hectares, dos quais metade só para tulipas.



sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Flor-de-lis


A palavra lis, de fato, é um galicismo que significa lírio ou iris, mas também pode ser uma contração de "louis", do francês, Luís, primeiro príncipe a utilizar o símbolo (ficando assim "fleur-de-louis", ou "flor de luís"). Assim, a representação desta flor, e seu simbolismo, é o que os elementos heráldicos querem transmitir, quando a empregam sob as mais diversas formas. É uma das quatro figuras mais populares em brasonaria, juntamente com a águia, a cruz e o leão.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.